terça-feira, maio 03, 2011

a origem da consciência subjetiva ou da "mente moderna


Por que são deuses e ídolos onipresente em todo o mundo antigo?
Qual é a relação da consciência e da linguagem?
Como é que os oráculos veio a influenciar nações inteiras, como a Grécia?
Se a consciência surgiu distante para trás na evolução humana, como pode ser facilmente alterada em hipnose e "posse"?
Esquizofrenia é um vestígio de uma mentalidade mais cedo?


Estas são apenas algumas das questões abordadas pela teoria difícil influentes e controversos Julian Jaynes da origem da consciência subjetiva ou a "mente moderna".



Em 1977, psicólogo da Universidade de Princeton, Julian Jaynes (1.920-1.997), estendendo uma nova teoria ousada da origem da consciência e da mentalidade anterior conhecido como a mente bicameral no aclamado pela crítica, mas polêmico livro "A Origem da Consciência na Repartição da Mente Bicameral.  Jaynes estava muito à frente de seu tempo, e sua teoria continua tão relevante hoje como quando foi publicado pela primeira vez.



Jaynes afirma que a consciência não se colocava muito para trás na evolução humana, mas é um processo aprendido com base em uma linguagem metafórica.
Antes do desenvolvimento da consciência, Jaynes afirma humanos operado sob uma mentalidade anterior, ele chamou a bicameral («duas câmaras») mente.  No lugar de um diálogo interno, as pessoas bicameral alucinações auditivas orientando suas ações, semelhante ao comando alucinações vividas por pessoas com esquizofrenia hoje.
Essas alucinações foram interpretadas como as vozes dos chefes, governantes, ou os deuses.


Para apoiar sua teoria, Jaynes mobiliza evidências em uma ampla gama de campos, incluindo a neurociência, psicologia, arqueologia, história antiga, e da análise de textos antigos.
Jaynes teoria tem implicações profundas para a história humana, bem como uma variedade de aspectos da sociedade moderna, tais como saúde mental, crença religiosa, susceptiblity à persuasão, anomalias psicológicas como a hipnose ea posse, e nossa contínua evolução consciente.
Jaynes teoria pode ser dividida em quatro hipóteses independentes:
Consciência - como ele define cuidadosamente - é um processo aprendido com base em uma linguagem metafórica. 
Que precede o desenvolvimento da consciência de que havia uma mentalidade diferente, baseada em alucinações verbais chamado bicameral («duas câmaras») mente.       
Namoro o desenvolvimento da consciência em torno do final do 2 º milénio aC, na Grécia e na Mesopotâmia. A transição ocorreu em momentos diferentes em outras partes do mundo.
Que a mente bicameral é baseada em um cérebro duplo modelo neurológico.         




Entendimento Teoria Jaynes
Não há nenhum atalho para a compreensão da teoria de Jaynes.
Breves resumos e análises não fazem justiça, e infelizmente muitos dos comentários por escrito sobre a teoria online (incluindo a Wikipedia) freqüentemente contêm erros.
Ao contrário do que a leitura de outras pessoas mal-entendidos e equívocos, recomendamos que você estudar a teoria Jaynes para si mesmo e formar sua própria opinião.
Se você estiver interessado em obter um conhecimento aprofundado da teoria de Jaynes, recomendamos o seguinte:



Comece lendo o livro de Jaynes, 
A Origem da Consciência na Repartição da Mente Bicameral .    http://www.julianjaynes.org/


Em seguida, leia Reflexões sobre o alvorecer da consciência: Julian Jaynes Bicameral Mind Theory Revisited , que prevê adicional de discussão de idéias Jaynes por uma série de estudiosos, bem como artigos de Jaynes-se. Este livro se expande sobre diversos aspectos da teoria de Jaynes, atualiza o leitor sobre a investigação relevante para suas idéias, críticas e endereços de teoria Jaynes.http://www.julianjaynes.org/book  Ensaios em O Jaynesian
, o boletim da Sociedade de Julian Jaynes, fornecer informações adicionais e discussão sobre a teoria de Jaynes.
Ouvir o áudio Palestras sobre a teoria de Jaynes também é recomendado. Reveja os Mitos versus Fatos  e  Críticas & Respostas seções do site.  Dúvidas podem ser postadas no  Fórum.


Para aqueles que estão sérios sobre ganhar uma compreensão aprofundada da teoria da de Jaynes, nosso Self Study Course oferece sugestões de leitura adicional.
Nós encorajamos você a participar de uma das próximas 
conferências .





psicólogo da Universidade de Princeton, Julian Jaynes (1.920-1.997)

Nenhum comentário: